Indicações de Leituras

10 livros essenciais sobre escrita, criatividade e humanidades que te ajudarão a se aprimorar tanto como pessoa quanto como escritor(a).

Luis Antonio de Assis Brasil

Como o próprio nome já diz, é um manual de criação literária. Resultado de mais de 30 anos de oficinas ministradas para escritores, o livro tem linguagem simples e é indicado para quem quer escrever contos e romances.

Yuval Noah Harari

A forma como Harari escreve é uma verdadeira lição de narrativa. Ele usa sua própria premissa de que “tudo é uma história” para fazer o leitor refletir sobre questões como pós-verdade, biogenética e inteligência artificial.

Robert McKee

Um material super técnico sobre construção de narrativa que pode ser aproveitado não só para quem escreve mas também por quem assiste a filmes e séries. Com linguagem bem-humorada, é uma leitura esclarecedora sobre como a linguagem narrativa funciona.

Christopher Vogler

Ao juntar os arquétipos do inconsciente coletivo à Jornada do Herói clássica, Vogler nos ajuda a repensar nossas narrativas modernas. Esse livro te ensinará como utilizar as funções dos personagem na sua história e qual pedaço da nossa psique cada uma dessas funções representa.

Julia Cameron

Com a proposta de ser um programa de 12 semanas para desbloquear a sua criatividade, o livro propõe um passeio de autodescoberta artístico e ajuda o leitor a quebrar esteriótipos sobre o papel dos artistas no mundo.

Amanda Palmer

Uma lição sobre como silenciar as vozes julgadoras em nossas cabeças que nos impedem de investir em nossas carreiras artísticas e aceitar a ajuda (financeira ou não) de quem admira o nosso trabalho.

Byung-Chul Han

Uma reflexão sobre as mudanças nos meios de trabalho e de comunicação e como a hiperconectividade e o trabalho remoto estão tornando a sociedade mais cansada e acabando com o prazer de ficar sem fazer nada.

Décio Pignatari

Escrito por um dos expoentes da poesia brasileira moderna, é um pequeno manual com toda a base teórica de que um escritor precisa para aplicar a linguagem poética nos seus textos.

Alberto Manguel

Uma passeio sobre as várias metáforas que o livro e a leitura tiveram durante a história da humanidade: lendo o livro da vida, viajando pelas histórias, isolando-se em seu mundinho ou alimentando-se das páginas.

Gotham Writers' Workshop

Com capítulos temáticos, cada qual escrito por um instrutor, é um manual completo de escrita ficcional com vários exercícios. É uma leitura interessante para se fazer ao longo do desenvolvimento da sua história. (em inglês)